Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

segunda-feira

Aaron T. Beck

Aaron Temkin Beck é Psiquiatra e conhecido como Pai da Terapia Cognitiva (TC). Nasceu em Providence, Rhode Island, no dia 18 de julho de 1921. Seus trabalhos deram fundamentação empírica  e conceitual dessa vertente que hoje em dia é considerada umas das mais importantes e vem transformando a psiquiatria e a psicologia ao redor do mundo. Colaborou para novos tratamentos e entendimento de uma ampla variedade de transtornos.
Beck é conhecido por sua pesquisa em psicoterapia, psicopatologia, suicídio e psicometria, que levou à criação da TC, pelo qual recebeu o Prêmio Lasker. Também é o criador da Escala de Depressão de Beck  (BDI), um dos instrumentos mais utilizados de mensuração dos sintomas depressivos. Beck criou diversas outras escalas e fundou o Beck Institute, na Filadélfia , no qual sua filha (dra. Judith Beck ) trabalha.
Ao estudar as teorias psicanalíticas criadas por Freud, Aaron Beck acreditava que os sintomas psicopatológicos da depressão poderiam ser melhores explicados através dos pensamentos automáticos (conscientes) do paciente. Desenvolveu estudos sobre a depressão e acreditava que esta tinha como causa as visões negativas e irrealistas sobre o mundo. Pessoas com depressão possuem uma cognição negativa em três áreas, chamada como a tríade depressiva. Elas desenvolvem visões negativas em relação a elas mesmas, ao mundo e ao futuro. Acreditava que o tratamento deveria ser baseado no auxílio ao paciente para solucionar seus problemas atuais, seus comportamentos disfuncionais e responder de forma adaptativa a seus pensamentos disfuncionais.
Desde o início da década de 60, Beck e outros colaboradores vem adaptando essa terapia, desenvolvida inicialmente para o tratamento da depressão, para um conjunto diverso de população e distúrbios psiquiátricos. Segundo Dattilio & Freeman (1998), a terapia cognitiva tem tido um enorme impacto sobre o campo da saúde mental demonstrando eficácia na compreensão e no tratamento de uma ampla extensão de distúrbios emocionais e comportamentais.


Fonte: Dattilio, F. M. & Freeman, A. (1998). Compreendendo a Terapia Cognitiva. São Paulo: Editorial Psy.
Beck , Judith. Terapia Cognitiva: teoria e prática. Porto Alegre, 1997: Editora Artes Médicas.



Para saber mais: 
http://www.beckinstitute.org/
http://www.youtube.com/watch?v=POYXzA-gS4U

Nenhum comentário:

Postar um comentário