Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

domingo

O que é a Terapia Cognitiva?

Cada pessoa atribui a eventos, situações e comportamentos de outros um significado próprio. Sendo assim, uma mesma situação pode ser interpretada de maneiras diferentes, pois cada um constrói subjetivamente seus esquemas através dos processos cognitivos. A representação do real surge através dos pensamentos automáticos que determinam por sua vez as respostas emocionais e comportamentais aos eventos.
A abordagem psicoterápica que se baseia nesse pressuposto onde os sentimentos e os comportamentos são determinados pelo modo de como o indivíduo estrutura e interpreta o mundo através de suas crenças e pensamentos é conhecida como Terapia Cognitiva e foi fundada por Aaron Beck nos anos 60. Constitui uma terapia diretiva, ativa, colaborativa, educativa, de prazo determinado, e com validade empírica. Sua forma de tratamento tem como foco os processos cognitivos como: percepção, atenção, raciocínio, atribuição de significados, representações, entre outros.
A forma de tratamento vai ajudar a pessoa a compreender suas crenças que resultam em comportamentos e emoções muitas vezes disfuncionais e causadores de sofrimento. Ao compreender essas crenças pode-se então torná-las mais adaptativas modulando os comportamentos e emoções significativamente distorcidos.
É aplicável a adultos, crianças e adolescentes, individualmente ou em grupo e é usada para tratar uma variedade de transtornos psiquiátricos como por exemplo o transtorno da ansiedade, a depressão, as fobias, o transtorno do pânico, os transtornos alimentares, a dependência química, a terapia familiar e conjugal, os transtornos de personalidade e as psicoses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário