Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

quinta-feira

Transtornos da Ansiedade

Os transtornos ansiosos são quadros clínicos em que a ansiedade é o sintoma primário. É uma doença psíquica resultante da extrema preocupação por coisas que ainda acontecerão.
A ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário. Apresenta algumas características de sentimentos desagradáveis de medo, apreensão e marcada por desconforto corporal, tais como, a sensação de vazio no estômago, palpitação do coração, medo intenso e transpiração. Quando essa ansiedade se torna frequente, exagerada e desproporcional em relação à situação resulta no Transtorno da Ansiedade que pode ser causada por fatores psicossociais (do cotidiano) e biológicos (genéticos).
Os tipos de Transtornos da Ansiedade são: 
  • Transtorno de Pânico
  • Fobia Específica
  • Fobia Social
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)
  • Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)
  • Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)
Para a Terapia Cognitiva o senso de vulnerabilidade está aumentado pela operação de certos processos cognitivos disfuncionais (diminuição dos recursos pessoais, atenção às suas fraquezas, catastrofização, hipergeneralização, memória ou projeção futura seletiva, etc.). Os pensamentos e interpretações aos eventos são portanto distorcidos enfatizando os aspectos negativos e ignorando os positivos.
No tratamento psicoterápico as intervenções cognitivo-comportamental mais empregadas são: a psicoeducação, a identificação dos pensamentos automáticos e das emoções, a identificação das crenças centrais e intermediárias, reestruturação cognitiva, a resolução de problemas e a avaliação do processo.
Ao identificar sintomas persistentes relacionados à ansiedade deve-se procurar um especialista para uma melhor avaliação e tratamento.

Fonte: CASTILLO, Ana Regina GL et al . Transtornos de ansiedade. Rev. Bras. Psiquiatr.,  São Paulo,  2012 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-44462000000600006&lng=en&nrm=iso>. access on  27  Sept.  2012.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462000000600006.
 LEAHY, Robert L. (org). Terapia cognitiva contemporânea: teoria,pesquisa e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.  
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais  e de comportamento da cid-10: casos clínicos de adultos - as várias faces dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.



Para saber mais:
http://www.redepsi.com.br/portal/modules/smartsection/item.php?itemid=731
http://www.albuquerquepsicologia.com/saiba_mais_transtornos_ansiedade.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário