Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

segunda-feira

Fobia Social


A Fobia Social está associada à baixa autoestima, ao medo de críticas e de se expor a outras pessoas levando à evitação de situações sociais (geralmente grupos pequenos) fora do círculo familiar. Nesse caso a fobia social é muito mais do que uma simples timidez ou vergonha. Ela passa a se tornar patológica quando envolve algum prejuízo pessoal como, carência escolar, perda de trabalho, isolamento afetivo, ou seja, tudo que engloba o contato social direto. A pessoa pode apresentar nervosismo, tremores nas mãos, sudorese, dor de barriga, tonteiras, falta de ar e em alguns casos os sintomas podem progredir para um ataque do pânico. Inicia-se frequentemente na adolescência e são igualmente comuns em homens e mulheres.
A ansiedade antecipatória é muito característica dessa fobia, pois há uma preocupação à exposição fazendo com que a pessoa sofra dias antes de determinado acontecimento, como por exemplo:

  • conversar com pessoas importantes;
  • fazer refeições em lugares públicos;
  • realizar exames: Ex.: auto-escola;
  • falar e escrever em público;
  • usar banheiro público.

Além dos prejuízos pessoais a fobia social predispõe o paciente a desenvolver alcoolismo, pois seu efeito ansiolítico faz com que a pessoa consiga se expor socialmente com mais facilidade.
No tratamento recomenda-se o acompanhamento psicológico e em alguns casos a medicação. Quando utilizada, a terapia cognitiva, apresenta uma melhora significativa, inclusive para as recaídas. O treino de habilidades sociais, a avaliação dos pensamentos disfuncionais e sua validade ajudam a pessoa a reduzir os riscos futuros, pois se trata também de uma terapia educativa.

Fonte: ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais  e de comportamento da cid-10: casos clínicos de adultos - as várias faces dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
ITO, Lígia M et al. Terapia cognitivo-comportamental da fobia social. Rev. Bras. Psiquiatr.[online]. 2008, vol.30, suppl.2, pp. s96-s101. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462008000600007. 


Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário