Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

terça-feira

Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG)

O Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG) se caracteriza pelo excesso de preocupação subjetivamente incontroláveis e causadoras de sofrimento, variando seus sintomas entre disfunções motoras e psíquicas, e também relativas ao corpo (tensão muscular, insônia). A pessoa vive em um estado de ansiedade, independente da situação em que se encontre, sendo também desproporcional ao fato e tendo duração de quase todos os dias em um período de pelo menos seis meses. Entre os sintomas somáticos, relativos ao corpo pode aparecer:

  • Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele; 
  • Fatiga
  • Dificuldade em concentrar-se ou sensações de "branco" na mente
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Perturbação do sono

Qualquer pessoa pode desenvolver o TAG, até crianças. Na maioria dos casos, as pessoas com essa doença afirmam não se lembrar de um período em que não eram ansiosas. Ocorre com um pouco mais de frequência em mulheres que em homens.
Sabe-se que para a teoria cognitiva o pensamento negativo de uma pessoa com TAG é relacionado à natureza, ao perigo e as consequências da preocupação. As crenças negativas se referem ao fato de não controlar a preocupação e o perigo que ela causa, como: sofrimento emocional, bem-estar mental, físico e social. Alguns exemplos de crenças negativas são: "a preocupação é incontrolável", "a preocupação pode me causar perda de controle" e " a preocupação pode me causar uma doença". 
Para a terapia cognitiva ainda há uma ausência de um modelo cognitivo que explique a ocorrência, a persistência e a preocupação incontrolável, características do transtorno. Estudos estão cada vez mais próximos a essas respostas.
O tratamento visa a melhoria da vida cotidiana da pessoa, em alguns casos a medicação e o tratamento terapêutico são mais eficazes quando combinados.
As técnicas cognitivas de tratamento enfocam o desafio às crenças negativas de não controle e às crenças de perigo e preocupação combinadas com técnicas de relaxamento. A terapia também ajuda o paciente a lidar com as ameaças intrusivas de pensamentos ensinando estratégias alternativas aos mesmos. Exemplo: pode pedir a pessoa que responda a uma intrusão de pensamento negativa imaginando um final positivo em vez de catastrófica. 
É importante ressaltar que quando uma pessoa tem TAG é possível que desenvolva depressão e abuso de substâncias. Por isso quando sintomas relacionados aos transtornos forem identificados é importante procurar um especialista.





Fonte: ALLGULANDER, Christer. O que nossos pacientes querem e necessitam saber sobre transtorno de ansiedade generalizada?. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2007, vol.29, n.2, pp. 172-176.  Epub Nov 14, 2006. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462006005000023.
 EAHY, Robert L. (org). Terapia cognitiva contemporânea: teoria,pesquisa e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.  
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais  e de comportamento da cid-10: casos clínicos de adultos - as várias faces dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.




Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário