Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

segunda-feira

Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)

O transtorno de estresse pós-traumático é um transtorno psicológico classificado dentro dos transtornos da ansiedade. Está relacionado às situações traumáticas que uma pessoa vivenciou e\ou testemunhou em um ou mais eventos que envolveram mortes ou ferimentos graves. Na hora do evento, a pessoa desenvolve intenso medo, impotência ou horror. O evento traumático é persistentemente revivido, havendo recordações e sonhos aflitivos e intrusos. Quando a pessoa se expõe a algum elemento que lembre o trauma há um sofrimento psicológico intenso.
A partir disso, inicia-se um comportamento de esquiva (evitar) aos estímulos associados ao evento traumático: pensamentos, sentimentos e conversas; evita lugares e locais relacionados ao trauma; diminui o interesse de participar de atividades significativas; distanciamento e afastamento do meio social; faixa de afeto restrita; interfere nas crenças e pensamentos sobre si mesmos e o mundo (por exemplo, "coisas ruins acontecem comigo", "o mundo e as pessoas são perigosas") geralmente sendo crenças negativas. A pessoa apresenta também irritabilidade, insônia e dificuldade de concentrar.
Os sintomas podem aparecer logo após o trauma ou tardios, depois de meses do ocorrido, e devem ter a duração de pelo menos um mês.
Estudos desenvolvem modelos cognitivos do TEPT, sendo considerados os aspectos fundamentais do transtorno como também as avaliações excessivamente negativas do trauma , da perturbação da memória sobre o evento, tendo dificuldades de lembrar a ordem dos acontecimentos e o papel das estratégias cognitivas e comportamentais disfuncionais. A terapia vai trabalhar esses processos fundamentais do modelo cognitivo tendo em vista três metas de tratamento: a) reduzir a reexperiência por meio da elaboração da memória do trauma e da discriminação de ativadores; b) modificar avaliações excessivamente negativas; c) abandonar estratégias comportamentais e cognitivas disfuncionais.
A terapia também pode ser associada a tratamento com fármacos ansiolíticos caso necessário.


Fonte: EAHY, Robert L. (org). Terapia cognitiva contemporânea: teoria,pesquisa e prática. Porto Alegre: Artmed, 2010.  
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Classificação de transtornos mentais  e de comportamento da cid-10: casos clínicos de adultos - as várias faces dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
FIGUEIRA, Ivan  and  MENDLOWICZ, Mauro. Diagnóstico do transtorno de estresse pós-traumático. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2003, vol.25, suppl.1, pp. 12-16. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462003000500004. 

2 comentários:

  1. E ai Diana, ta legal o blog, parabéns. Pode-se associar também, o trabalho psicoterapeutico a práticas corporais para relaxamento, como é o caso das massagens.Que acha?

    ResponderExcluir
  2. Oi Renato, muito obrigada! Continue seguindo as publicações.
    Com certeza a massagem está entre as técnicas alternativas de relaxamento, principalmente aqueles relacionados aos transtornos da ansiedade.
    Obrigada!

    ResponderExcluir