Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

segunda-feira

Os transtornos da modernidade



O avanço da tecnologia trouxe juntamente a internet, que tem acesso em praticamente todos os lugares por vinte e quatro horas por dia, e trouxe também os jogos eletrônicos de diversas fontes, que são cada vez mais populares no lazer das pessoas. Essa modernidade possui vantagens e desvantagens, como, o surgimento de um novo transtorno psiquiátrico quando utilizada em excesso e de forma incorreta.
A internet apresenta diversas funcionalidades, favorecendo a comunicação, a busca de informações, sendo  até um tipo de ferramenta no contato social que ajuda e muito as pessoas tímidas e introvertidas que utilizam chats (como “MSN”, Facebook, Orkut, entre outras redes sociais) como via no contato social. Os jogos eletrônicos são considerados uma ferramenta lúdica que facilita na aprendizagem, nas habilidades cognitivas e motoras e são utilizadas como técnica em muitos tratamentos terapêuticos. Fica evidente que o vídeo game hoje em dia é uma das principais atividades de lazer das crianças e até de alguns adultos. Há uma preocupação em relação ao uso dessas tecnologias no crescimento e formação dos adolescentes e crianças por parte dos educadores e pais, pois, eles influenciam na construção dos pensamentos e comportamentos dos mesmos.
Apesar dos diversos benefícios na prática dos jogos eletrônicos, estudos indicam que o abuso no uso de qualquer um desses meios tecnológicos pode desencadear dependência. Pesquisadores revelam que a utilização incorreta de jogos eletrônicos ou da internet possui a chance de ser incluída no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) em sua quinta edição em 2013, juntamente com os grupos dos transtornos do controle de impulsos e do uso de substâncias. Foi assim comparada, porque as atividades cerebrais ativadas no uso de jogos e internet são semelhantes às dos dependentes químicos.
Outros estudos demonstram que esse novo transtorno ocorre com mais frequência em pessoas do sexo masculino na adolescência e na idade adulta. As causas já descobertas são os fatores biológicos, vulnerabilidade mental e aprendizagens incorretas. O que merece ser destacado entre as causas é que, quando mais cedo o usuário tiver acesso aos jogos eletrônicos, maiores serão as chances de desenvolver essa psicopatologia no futuro. Portanto uma correta educação com as crianças na escola e em casa são essenciais na prevenção de problemas relacionados ao uso tecnológico. Dados de pesquisas revelam que 3% dos usuários eletrônicos podem se tornar dependentes.
Os sintomas do dependente de jogos eletrônicos podem ser:
  • Quando o usuário encontra-se incapaz de controlar a frequência e o tempo de uso
  • Utilização de jogos eletrônicos como atividade mais importante na vida da pessoa, dominando seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.
  • Tendência a aumentar o tempo de uso para obter satisfação.
  • Modificação do humor (irritabilidade, tristeza).
  • Emoções negativas quando o jogador interrompe o uso ou diminui o tempo dedicado.
  • Problemas interpessoais, envolvendo mentiras e decepções.
  • Piora no rendimento no trabalho, no ambiente de estudo e na socialização.
No tratamento desse transtorno, o especialista deve optar por uma psicoeducação dos mecanismos e efeitos da dependência dos jogos eletrônicos e uso da internet, identificar o que levo o usuário a utilizar a tecnologia e assim trabalhar estratégias de resolução de problemas, elaborar atividades alternativas, automonitoramento e prevenção de recaídas mudando a maneira de pensar sobre a utilidade e necessidade no uso das tecnologias. Essas técnicas são utilizadas na terapia cognitivo-comportamental que tem como objetivo a reestruturação cognitiva do paciente e dos pensamentos adaptativos na sua relação com a tecnologia.
A família no processo de prevenção dessa dependência tem total importância. Conscientizar as crianças e adolescentes sobre o uso dos jogos eletrônicos durante a semana, no período escolar, controlar o tempo de uso, sugerir outras atividades de lazer e monitorar o conteúdo utilizado pelos filhos na internet são exemplos do papel educacional que os pais devem exercer. Todos esses cuidados preventivos têm consequências positivas no rendimento escolar e no bom desenvolvimento psíquico e social da criança e adolescente.   
Pesquisas ainda estão sendo realizadas para acompanhar os acontecimentos contemporâneos e suas consequências no cotidiano dos indivíduos. O uso da internet e jogos eletrônicos têm muitos benéficos, porém à medida que as pesquisas vão evoluindo surgem mais evidências de um possível adoecimento na sociedade moderna resultante do uso incorreto dessas ferramentas tecnológicas. 

Fonte: ABREU, Cristiano Nabuco de; KARAM, Rafael Gomes; GOES, Dora Sampaio  and  SPRITZER, Daniel Tornaim. Dependência de Internet e de jogos eletrônicos: uma revisão. Rev. Bras. Psiquiatr. [online]. 2008, vol.30, n.2, pp. 156-167. ISSN 1516-4446.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-44462008000200014. 
LEMOS, Igor Lins  and  SANTANA, Suely de Melo. Dependência de jogos eletrônicos: a possibilidade de um novo diagnóstico psiquiátrico. Rev. psiquiatr. clín. [online]. 2012, vol.39, n.1, pp. 28-33. ISSN 0101-6083.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832012000100006. 

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário