Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

terça-feira

Transtorno da personalidade paranóide



As pessoas com o Transtorno da personalidade paranóide se caracterizam pela predisposição em interpretar de forma irrealista e insistente o comportamento dos outros, sendo para eles, humilhantes ou ameaçadores. Estão sempre desconfiados e suspeitando dos atos das outras pessoas.
Entre as causas do transtorno estão o excesso de ansiedade, experiências de agressividade frequentes na infância e na adolescência (geralmente da família e/ou escola), cultura violenta e fatores genéticos. 
Tendo como base o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed) para o Transtorno da personalidade paranóide que geralmente se apresenta no início da idade adulta, deve ser identificado no mínimo, quatro dos seguintes critérios:
  • suspeita sem fundamento suficiente , de estar sendo explorado, maltratado ou enganado pelos outros;
  • preocupa-se com dúvidas infundadas, sobre a lealdade ou da confiabilidade de amigos ou colegas;
  • reluta em confiar nos outros por um medo infundado de que as informações possam ser maldosamente usadas contra si;
  • interpreta significados ocultos, de caráter humilhante ou ameaçador, em obervações e acontecimentos benignos;
  • guarda rancores persistentes, ou seja, não perdoa quaisquer insultos, injúrias ou deslizes;
  • percebe ataques ao seu caráter ou à sua reputação que não são visíveis pelos outros e reage rapidamente com raiva ou contra-ataque;
  • tem suspeitas recorrentes, sem justificativa, quanto à fidelidade do cônjuge ou parceiro sexual.
Numa visão cognitivo-comportamental, o indivíduo com transtorno da personalidade paranóide, acredita ser uma pessoa inadequada, imperfeita e insuficiente. Isso porque em suas experiências passadas, principalmente na infância, desenvolveu uma intolerância à vergonha e humilhação. Alguns pesquisadores dizem que o transtorno se origina por uma falta de confiança, resultante de maus tratos por parte dos pais e da ausência de um amor parental estável. Assim, a criança passa a esperar um tratamento sádico dos outros, a ficar alerta aos sinais de perigo e agir para se defender.
Portanto essa falta de confiança dá origem a um grande medo de ser constrangido e controlado pelos outros, causando um prejuízo nas relações interpessoais da pessoa. O medo faz com que ela se isole reforçando ainda mais suas crenças porque o isolamento a impede de verificar a realidade dos acontecimento e comportamentos dos outros.
Geralmente as pessoas com esse transtorno possuem crenças do tipo: "As pessoas são maldosas e enganadoras", "Eles atacarão se tiverem chance", Você só estará bem se estiver sempre em guarda".
No tratamento com a terapia cognitiva, o terapeuta vai ajudar a pessoa a comprovar suas crenças de que as pessoas são maldosas e aumentar sua auto-eficácia. Também a trabalhado durante o tratamento as habilidades de enfrentamento da ansiedade e de problemas interpessoais e desenvolver uma percepção realista das intenções dos outros. 

Fonte: Beck, A.T.; Freeman, A. - Terapia cognitiva dos transtornos de personalidade. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993. (Original publicado em 1990).
Diagnnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4a edição. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995

Para saber mais:

5 comentários:

  1. Me identifico com estes sintomas e me sinto muito só por conta disso , vc sabe se existe um grupo de pessoas pórtadoras desse trantorno?

    ResponderExcluir
  2. A terapia em grupo ajuda a pessoa a adquirir confiança e a desenvolver sua capacidade de socialização. Porém não tenho o conhecimento de um grupo de tratamento para esse transtorno. Geralmente essas pessoas têm dificuldades em procurar ajuda, pois, uma de suas fortes características é o excesso de desconfiança o que dificultaria para a formação desse tipo de grupo. A terapia individual é muito eficaz e ajuda a pessoa a diminuir seus sintomas.

    Att,
    Diana Pires

    ResponderExcluir
  3. Olá, uma pessoa com esse trantorno vive em constante preocupação,e quando a pessoa tem um misto de transtornos então deve ser um horror. um indivíduo esquizotipico com traços de paranóide,não consegue confiar mesmo em ninguém. Como viver assim se sentindo o tempo tudo com medo de esta sendo enganado, porque ha evidências de que ele é uma pessoa diferente, esquisita , anormal , louca...emfim ele tem muito medo de ser sempre enganado, ridicularisado, usado por pessoas de má indole, ou seja ele está sempre numa pocisão inferior aos demais . As pessoas hoje em dia não podem confiar em ninguém , ainda mais uma pessoa com estas caracteristicas como vão conseguir confiar? O que vc acha minha querida?

    ResponderExcluir
  4. Acredito que com as características desses transtornos, como mencionou com certeza essa pessoa tem vários problemas relacionados à convivência com outros e acaba se isolando. A desconfiança é um sintoma de destaque e isso terá influência negativa direta em vários aspectos em sua vida, tanto pessoal quanto profissional.
    O ideal é sempre procurar ajuda psicológica e se necessário médica para assim iniciar um tratamento que poderá ajudar a pessoa a recuperar a autoestima e a desenvolver uma percepção mais realista da intenção dos outros. Portanto, superar esse medos e desconfiança sozinho é praticamente impossível.

    ResponderExcluir