Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

quarta-feira

Transtorno da personalidade dependente




É natural do ser humano depender do outro em vários contextos, mas a dependência excessiva pode ser um problema, passando a ser chamada de transtorno da personalidade dependente (TPD), caracterizado pela dependência afetiva e física de outras pessoas. As pessoas dependentes resistem em tomar decisões mais simples do dia-a-dia, necessitam de conselhos e costumam fazer que os outros sugerem. Possuem dificuldades em realizar projetos ou desenvolver atividades sozinhos, sentem-se desconfortáveis quando estão a sós e se superam para estarem com outras pessoas. Eles se sentem desamparados, quando recebem uma resposta de desaprovação ou quando há um afastamento nos relacionamentos temendo serem abandonados. Chegam a se sujeitar aos outros e vão a extremos para fazer com que as pessoas gostem deles. Esses indivíduos não possuem autoconfiança e desconsideram suas capacidades e forças.
Tanto a depressão com a ansiedade são problemas comuns no TPD. Primeiro pela falta de iniciativa, sentimentos de incapacidade e dificuldade de tomar decisões. Segundo pela ansiedade de separação temendo serem abandonados. Ataques de pânico podem ocorrer quando surgem novos desafios e responsabilidades, pois não acreditam ser capazes de enfrentá-los. Apresentando assim, déficit em habilidades sociais e na capacidade de solucionar problemas. As fobias (medos) chamam a atenção e provocam atitudes de cuidado e carinho dos outros reforçando o comportamento dependente. Às vezes, por parecerem tão carentes, desesperados e pegajosos têm dificuldades em seus relacionamentos, sempre procurando outra pessoa para se relacionar quando solteiros.
De acordo como o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed), para transtorno da personalidade dependente, é necessário a identificação de no mínimo cinco critérios a seguir:
  • Dificuldade em tomar decisões d dia-a-dia, sem uma quantidade excessiva de conselhos por parte de outras pessoas;
  • necessidade de que os outros assumam a responsabilidade pelas principais áreas de sua vida;
  • dificuldade em expressar discordância de outros, pelo medo de perder apoio ou aprovação;
  • dificuldade em iniciar projetos ou fazer coisas por conta própria (em virtude de falta de confiança em seu julgamento ou capacidade, não por falta de motivação ou energia);
  • vai a extremos para obter carinho o apoio dos outros, a ponto de oferecer-se para fazer coisas desagradáveis;
  • sente desconforto ou desamparo quando só, em razão de temores exagerados de ser incapaz de cuidar de si próprio;
  • busca urgentemente um novo relacionamento como fonte de carinho e amparo, quando um relacionamento íntimo é rompido;
  • preocupação irrealista com temores de ser abandonado à própria sorte.

Estudos sobre ambientes familiares dessas pessoas mostraram que tiveram famílias que estimulavam pouco a independência e excesso de apego parental. No início da idade adulta, quando a transtorno se apresenta, essas pessoas desenvolvem ideias de desamparo e incapacidade de lidar com o mundo sozinho. Assim, acreditam que precisam de outra pessoa para protegê-los.  Possuem crenças do tipo: “Eu sou inadequada demais para enfrentar a vida sozinha”; “Se meu companheiro me largar estarei acabada”;” Se eu for mais independente, ficarei isolada e sozinha”.
O tratamento é relativamente lento, tendo como foco principal a autonomia da pessoa, no sentido de torná-la capas de agir independentemente dos outros, mas, ao mesmo tempo, ter a capacidade de desenvolver relacionamentos estreitos e íntimos. O terapeuta, também, tem o objetivo de aumentar a autoconfiança e o senso de auto-eficácia da pessoa dependente, ajudando-o a encorajar um papel mais ativo no enfrentamento de seus problemas.
A terapia adequada vai contribuir para uma maior satisfação da pessoa em sua vida e suas relações, como também em um maior sucesso em seus projetos futuros.

Fonte:terapia cognitiva dos transtornos de personalidade. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993. (Original publicado em 1990).
Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4a edição. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995

Para saber mais:


Nenhum comentário:

Postar um comentário