Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

quinta-feira

Estresse



Nossos pensamentos e imaginações são acompanhados de emoções como sugere a terapia cognitiva. Essas emoções podem variar entre positivas e negativas. O que acontece na sociedade atual é a frequente pressão em que as pessoas são expostas no dia-a-dia. Os diversos desafios enfrentados podem acarretar consequências físicas e psicológicas conhecida como estresse.
Pensamentos negativos frequentes de incapacidade, desgaste e frustração diante um problema podem resultar em sensações de medo, desconforto e preocupação. Para alguns essas emoções ajudam a solucionar o problema, mas para outros transformam em estresse físico e/ou psicológico.
O estresse positivo é aquele em fase inicial (“fase de alerta”). O organismo produz adrenalina que dá ânimo, vigor e energia, fazendo a pessoa produzir mais e ser mais criativa. É a fase da produtividade. Ninguém consegue ficar em alerta por muito tempo, pois o stress se transforma em excessivo quando dura demais.
O estresse negativo é aquele com excesso e com maior duração. Ocorre quando a pessoa ultrapassa seus limites e esgota sua capacidade de adaptação. A produtividade e a capacidade de trabalho ficam muito prejudicadas. A qualidade de vida sofre danos. Posteriormente, a pessoa pode vir a adoecer apresentando sintomas de grande ansiedade e até depressão.
Os sintomas psicológicos podem ser: ansiedade, tensão, confusão, irritabilidade, frustração, ira, ressentimento, hipersensibilidade, dificuldade na comunicação com as pessoas, afastamento social, insatisfação com o trabalho, com a vida, desgaste mental, prejuízo do funcionamento intelectual, perda da concentração, da espontaneidade, da criatividade e da autoestima.
Os sintomas físicos do estresse: Aumento da pressão sanguínea, problemas gastrointestinais, fadiga física, sudorese, problemas de pele, dor de cabeça, distúrbios do sono.
Sintomas comportamentais do estresse são: “Deixar para amanhã”, evitação do trabalho, menor produtividade nas tarefas, uso e abuso do álcool e drogas e descontrole alimentar.
A terapia cognitiva vai ajudar a pessoa a avaliar as situações estressantes, como também e reavaliar seus pensamentos diante esses acontecimentos. O trabalho terapêutico envolve habilidades para solucionar os problemas e a evitar que os futuros fatores externos e as mudanças causem novamente estresse na vida da pessoa. Voltar à produtividade diária é muito importante para a saúde física e mental do indivíduo.

Fonte: DRESSLER, William W.; BALIEIRO, Mauro Campos  and  SANTOS, José Ernesto dos. Culture and psychological distress. Paidéia (Ribeirão Preto) [online]. 2002, vol.12, n.22, pp. 5-18. ISSN 0103-863X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-863X2002000100002. 


Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário