Quem sou eu

Minha foto
PSICÓLOGA: Atendimento Clínico: CRP04\37454 Contato: 31-84350101\ 31-25144487 - e-mail: diana.pires.psi@gmail.com

quinta-feira

Transtorno da personalidade histriônica




O transtorno da personalidade histriônica se caracteriza pelo excesso de emotividade e pela busca de atenção. As pessoas com esse transtorno se preocupam demais com a atratividade física, muitas vezes são exageradamente sedutores e se sentem muito bem quando se tornam o centro das atenções. Na maioria das vezes são animados e dramáticos, gostam de chamar atenção sobre si mesmos e podem de início, encantar as pessoas pelo seu entusiasmo e sua aparente sinceridade ou capacidade de sedução.
Os relacionamentos interpessoais das pessoas histriônicas tendem a ser tumultuados e pouco gratificantes. Com o tempo são percebidos como superficiais, exigentes, excessivamente dependentes, controladores e de difícil convívio. Frequentemente respondem a pequenas situações que não gostam com explosões de raiva irracionais e descontroladas. Por dependerem tanto de atenção e aprovação, ficam vulneráveis á ansiedade de separação buscando tratamento terapêutico por causa do fim de um relacionamento. 
O risco real de suicídio é desconhecido, mas a experiência clínica sugere que os indivíduos com o transtorno estão em maior risco para gestos ou ameaças de suicídio para chamar a atenção e coagir os outros a um maior envolvimento.
Esse transtorno atinge um número relativamente igual entre homens e mulheres e se manifesta no início da idade adulta.  O homem neste caso pode vestir-se e comportar-se frequentemente como "machão", procurando ser o centro das atenções e alardeando habilidades atléticas. Já as mulheres, alem das atitudes  para chamar a atenção, se expressam de maneira teatral, dramática e se vestem de maneira atraente, provocantes, usando cores vivas e muita maquiagem, tudo que ajuda a ser o destaque onde quer que esteja. É importante lembrar que essas características isoladas não servem como base de um diagnóstico. Portanto, de acordo como o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 4º Ed), para transtorno da personalidade histriônica devem ser identificados no mínimo cinco dos critérios a seguir:

  • Sente desconforto em situações nos quais não é o centro das atenções;
  • a interação com os outros, frequentemente, se caracteriza por um comportamento inadequado, sexualmente provocante ou sedutor;
  • exibe mudanças rápidas e superficialidade na expressão das emoções
  • usa consistentemente a aparência física para chamar a atenção sobre si próprio
  • tem um estilo de discurso excessivamente impressionista e carente de detalhes
  • exibe autodramatização, teatralidade e expressão emocional exagerada
  • é sugestionável, ou seja, é facilmente influenciado pelos outros ou pelas circunstâncias 
  • considera os relacionamentos mais íntimos do que realmente são

Em uma visão cognitiva, pessoas histriônicas têm pensamentos do tipo: “eu sou inadequado e incapaz de lidar com a vida sozinho’ ou “eu preciso que os outros tomem conta de mim”. Elas possuem uma personalidade dependente, pensam de modo extremo, o popular 0-80 e um medo frequente de rejeição fazendo de tudo pela aprovação das pessoas. As características extremas de conquista existem para estas pessoas porque elas não têm habilidades sociais apropriadas para obter uma relação sendo naturais, é preciso então encenar para seduzir. 
É trabalhado durante o tratamento a identificação das crenças e dos pensamentos automáticos através do monitoramento das experiências diárias para testar se os pensamentos são reais ou não. O reconhecimento dos comportamentos inadequados são discutidos e modificados durante a terapia. Técnicas para controlar a ansiedade, como o relaxamento, também é importante assim como o treino de habilidades e resolução de problemas.

Fonte: Terapia cognitiva dos transtornos de personalidade. Artes Médicas, Porto Alegre, 1993. (Original publicado em 1990).
Diagnnóstico e estatístico de transtornos mentais. 4a edição. Porto Alegre: Artes Médicas; 1995

Para saber mais:
http://goo.gl/tV9vR
http://goo.gl/YjqA0


Nenhum comentário:

Postar um comentário